
Governador Camilo Santana inaugura anexo três do hospital de Messejana. Foto: MARCOS STUDART / GOV. DO CEARÁ.
Nesta segunda-feira, 29, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, compareceu à inauguração do anexo 3 do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). A obra, que foi projetada e construída pela NHJ do Brasil, permitiu a abertura de 48 novas vagas no setor de emergência, passando de 82 leitos, para 130, atualmente.
O objetivo dessa ampliação será para o atendimento primordial de pacientes cardiopatas e/ou com deficiências pulmonares (áreas de referência do Hospital do Coração, como é popularmente conhecida a unidade em Messejana).
Segundo informações do Núcleo de Comunicação do Governo do Estado do Ceará, o Hospital do Coração é uma unidade terciária, especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Desde 1997, quando o hospital começou a realizar transplantes de coração, 381 transplantações foram realizadas. A unidade também se destaca por ser o único centro médico do Norte e Nordeste do País na realização de transplante de pulmão. Desde o funcionamento do serviço, há seis anos, o hospital já realizou 35 cirurgias.
Todo o processo de montagem para ampliação do local, que tem 450 m², foi concluído em três meses. Ao todo, foram utilizados 30 módulos, incluindo um ambiente com sanitários para uso de até seis pessoas.
Devido à alta demanda de pacientes internados, a ampliação utilizando a tecnologia modular foi a solução mais rápida encontrada para aumentar o número de atendimentos no hospital.
Ainda segundo o Núcleo de Comunicação, o governador informou durante a solenidade, que há uma autorização para ampliação de mais vagas no local. “Já recebi a demanda dos vereadores para que a gente possa fazer mais leitos, uma nova estrutura, para que as pessoas sejam mais bem acolhidas”, assegurou.