

A construção modular é um processo no qual um edifício é construído externamente, sob condições controladas da planta, usando os mesmos materiais e projetando os mesmos códigos e padrões das instalações construídas convencionalmente – mas em cerca de metade do tempo. Os edifícios são produzidos em “módulos” que, quando montados no local, refletem a intenção e as especificações idênticas do projeto das instalações mais sofisticadas construídas no local – sem compromisso.
Sustentabilidade
O processo controlado pela fábrica gera menos desperdício, cria menos barulho no local da instalação e permite uma construção mais rígida.
Maior flexibilidade e reutilização: edifícios modulares podem ser desmontados e os módulos realocados ou reformados para nova utilização, reduzindo a demanda por matérias-primas e minimizando a quantidade de energia gasta para criar um edifício para atender às novas necessidades.
Menos desperdício de material: ao construir em uma fábrica, o desperdício é eliminado pela reciclagem de materiais, controle de estoque e proteção de materiais de construção.
Melhor qualidade do ar: como a estrutura modular é substancialmente concluída em um ambiente controlado pela fábrica usando materiais secos, o potencial de altos níveis de umidade retidos na nova construção é eliminado.
Mais rápido
A construção de edifícios modulares ocorre simultaneamente com o trabalho no local, permitindo que os projetos sejam concluídos na metade do tempo da construção tradicional.
Cronograma de construção reduzido: Como a construção de edifícios modulares pode ocorrer simultaneamente com o trabalho no local e na fundação, os projetos podem ser concluídos de 30% a 50% antes da construção tradicional.
Eliminação de atrasos climáticos: 60 – 90% da construção é concluída dentro de uma fábrica, o que reduz o risco de atrasos climáticos. Os edifícios são ocupados mais cedo, criando um retorno mais rápido do investimento.
Construído para codificar com materiais de qualidade: Edifícios modulares são construídos para atender ou exceder os mesmos códigos e padrões de construção das estruturas construídas no local, e os mesmos materiais especificados pelo arquiteto usados em edifícios construídos de forma convencional são usados em projetos de construção modulares – tais como madeira, concreto e aço.
Mais ágil
Edifícios modulares são construídos com o mesmos materiais e com os mesmos códigos de construção e especificações arquitetônicas da construção tradicional. Uma vez montados, eles são praticamente indistinguíveis de seus colegas construídos no local.
Construção mais segura: O ambiente de construção interna reduz os riscos de acidentes e responsabilidades relacionadas aos trabalhadores.
Por que escolher a construção modular?
Estruturalmente, os edifícios modulares são geralmente mais fortes do que a construção construída no local, porque cada módulo é projetado para suportar independentemente os rigores do transporte e guindaste nas fundações. Uma vez juntos e selados, os módulos se tornam um conjunto integrado de parede, piso e teto. A construção externa garante melhor gerenciamento da qualidade da construção. As fábricas têm programas rigorosos de controle de qualidade / controle de qualidade com protocolos de inspeção e teste independentes que promovem qualidade superior da construção a cada passo do caminho.
Além do gerenciamento da qualidade e do tempo de conclusão aprimorado, a construção modular oferece vários outros benefícios aos proprietários. A remoção de aproximadamente 80% da atividade de construção civil do local reduz significativamente a interrupção da construção, o tráfego de veículos e melhora a segurança geral. Empresas altamente ativas, como as dos mercados de educação e saúde, precisam de atividades reduzidas no local e a construção fora elimina grande parte dos riscos contínuos de construção.
Para arquitetos, desenvolvedores e proprietários, as empresas de construção modular hoje em dia podem trabalhar com níveis de sofisticação em design e construção que excederão todas as expectativas, rivalizando com as contrapartes construídas no local.
Dois tipos de construção modular
Construção modular permanente
A Construção Modular Permanente é um método de entrega de construção sustentável e inovador, utilizando técnicas de fabricação externas para pré-fabricar soluções de edifícios inteiros de um ou vários andares em seções de módulos. Os módulos podem ser entregues com acessórios e acabamentos internos em menos tempo, com menos desperdício e maior controle de qualidade em comparação aos projetos em alvenaria.
Pesquisas recentes surgiram apoiando o fato de que a construção modular é um processo de construção eficiente e preparado para ajudar a indústria da construção a crescer.
A fabricação de componentes de construção fora do local proporciona condições mais controladas e permite maior qualidade e precisão na fabricação do componente.
Edifícios desmontáveis
Um Edifício desmontável é um edifício parcialmente ou completamente montado que cumpre os códigos ou regulamentos estaduais aplicáveis e é construído em uma instalação de fabricação de edifícios usando um processo de construção modular.
Eles são projetados para serem reutilizados ou reaproveitados várias vezes e transportados para diferentes locais de construção. Muito utilizados em escolas, escritórios no canteiro de obras, clínicas médicas, centros de vendas e em qualquer aplicação em que um edifício realocável possa atender a uma necessidade temporária de espaço.
Esses edifícios oferecem entrega rápida, facilidade de realocação, reconfiguração de baixo custo e enorme flexibilidade. Estas construções não são fixadas permanentemente no setor imobiliário, mas são instalados de acordo com as diretrizes de instalação do fabricante e os requisitos de código local. Esses edifícios são essenciais nos casos em que a velocidade, o espaço temporário e a capacidade de realocação são necessários.
FONTE: Modular Building Institute.