


As estruturas em módulos foram utilizadas para montar o Gourmet Square, que reuniu diversos restaurantes em um mesmo local. Foto: Arquivo NHJ.
Organizar um evento não é uma tarefa fácil, uma vez que os detalhes necessários à organização não são percebidos pelos frequentadores. É preciso cuidar de autorizações de Prefeituras e órgãos competentes, fornecedores de alimentos e bebidas, locação do espaço, agenda dos artistas, dentre outras questões.
Além disso, um evento que hoje ocorre no Rio de Janeiro, pode ganhar uma versão em outro Estado brasileiro, tal como ocorre com o Villa Mix e Festeja, por exemplo. Daí, não compensa ter uma casa de show exclusiva para o evento que é itinerante.
Outro ponto importante está relacionado aos prazos. Com o tempo corrido, faz-se necessário que todo o escopo do projeto seja seguido fielmente ou, do contrário, corre-se o risco de atrasar toda a organização, tendo em vista que uma fase da montagem está intimamente ligada à outra.
Por esses e outros motivos, as grandes empresas organizadoras de eventos contam com as estruturas temporárias, sejam elas em containers ou módulos. Esses espaços podem ser criados para serem usados como sanitários, postos de saúde, lounge, áreas de alimentação, camarim, etc.
A grande sacada no uso das estruturas modulares se refere à agilidade com que o local é montado. Como uma espécie de lego, as peças são acopladas formando espaços conforme a necessidade do cliente. Um único módulo pode ser criado em apenas 4 horas, por exemplo.
Com toda essa agilidade, deu para perceber porque as unidades modulares são a opção mais viável para os eventos?
Além disso, com o uso de container, a alvenaria praticamente não é utilizada. Exceto em casos necessários para alguma regularização do piso onde o container será alojado.
Nas imagens abaixo, cujos projetos são de execução da NHJ, você consegue ter uma ideia melhor de como os containers e módulos – aliados a uma cenografia de qualidade – podem elevar o evento a outro patamar em relação à aparência final. Confira.

Vista interna do Gourmet Square. Foto: Arquivo NHJ.

Para um grande evento de música no Rio de Janeiro, a rede de fast food Bob’s fez uso das estruturas modulares acopladas. Foto: Arquivo NHJ.

Projeto modular com espaço para lounge para o evento Rio Gastronomia, organizado pelo jornal O Globo. Foto: Arquivo NHJ.

Vista do lounge criado para o cliente Stella Artois para o evento Rio Gastronomia, organizado pelo jornal O Globo. Foto: Arquivo NHJ.

Posto de Saúde em estrutura modular para o Carnaval do Rio. Foto: Arquivo NHJ.

Modulos acoplados foram utilizados para interatividade em evento de Games do Rio de Janeiro. Foto: Arquivo NHJ.

Módulos acoplados com espaço no terceiro andar para o evento Parque da Bola, promovido pelo jornal O Globo. Foto: Arquivo NHJ.

Módulos acoplados para serem utilizados pelo staff do Rio Jazz Montreux Festival, em 2019. Foto: Arquivo NHJ.

Estrutura Modular aliada à cenografia para o evento Na Praia, que ocorre anualmente, em Brasília. Foto: Arquivo NHJ.

Estrutura Modular utilizada pelo grupo Kinoplex durante evento de Games no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo NHJ.

Container frigorífico usado durante a Copa do Mundo. Foto: Arquivo NHJ.

Bilheteria utilizada durante a Copa do Mundo. Foto: Arquivo NHJ.

Módulos acoplados formam os sanitários do evento Festeja, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo NHJ.

As estruturas em módulos foram utilizadas para montar o Gourmet Square, que reuniu diversos restaurantes em um mesmo local. Foto: Arquivo NHJ.